Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

INFORMES FBPF DE NOVEMBRO DE 2011


Caros colegas, sócios e parceiros da APFCE,

Como é de conhecimento de todos, a FBPF vem se articulando para assegurar o espaço da lingua francesa nos curriculos escolares.

Dentre as ações realizadas nos últimos anos, destacamos o abaixo-assinado que foi recolhido em todo o país em  abril do ano passado e ainda uma petição junto a Justiça Federal já este ano (ver o link na página da FBPF  http://www.fbpf.org.br/arquivos/Peticao_jf.pdf  ) , na tentativa de fazer cumprir o acordado com a equipe do INEP, responsável pela preparação do ENEM, que publicamente se comprometeu a incluir a lingua francesa em suas avaliações.

Quem desejar mais informações, pode acompanhar todas as ações que foram devidamente documentadas e estão disponíveis na página da FBPF no link http://www.fbpf.org.br/enem_fr.htm .

Como solicitado, estamos repassando a mensagem encaminhada pela presidente da FBPF - Federação Brasileira dos Professores de Francês, a professora Rosalina Chianca. Vamos divulgar ao longo deste mês as demais ações e manifestações pela inclusão do francês no ENEM que devem ocorrer até o dia 21 de novembro, ocasião em que o INEP vai decidir a esse respeito.

Pedimos a mais ampla divulgação!

Bureau APFCE
2010-2012

P. S Estamos repassando por email, a ata das assembleias da FBPF ocorridas nos dias 18 e 20 de outubro, em Curitiba.  favor solicitar pelo endereço : apfce.contato@gmail.com


----------------------------





(cópia enviada às Associações, parceiros francófonos, entre outros)



Caríssimos colegas presidentes, associados e parceiros, boa tarde!


Antes de mais nada nossos abraços federativos e a alegria de ter estado com muitos de vocês em Curitiba. Escreveremos ainda para falar desse evento de qualidade acadêmica e organizacional...

Desde o nosso retorno temos estado em constante trabalho, inclusive participando de Evento em Fortaleza (grata aos colegas do Ceará) e de encontros de trabalho em Brasília (grata também aos colegas da APFDF que facilitaram os nossos contatos com países da francofonia). Grata ainda à adida de Brasília, Sra Lucile Bruand-Exner pelo longo encontro proveitoso e pela sua disponibilidade em trabalhar em sitonia com a FBPF.


Mas o assunto de hoje é o ENEM:


- gostaríamos de comunicar que, como combinamos e decidimos em Assembleia Geral Ordinaria (AGO de outubro de 2011), a "carta aberta à Dilma Roussef" com mais de duzentas assinaturas, assim como a carta do nosso querido professor Francisco José Batista de Carvalho (do Ceará), endereçada à nossa presidenta com as quatrocentos e quarenta (440) assinaturas de alguns dos seus novecentos (900) alunos foram encaminhadas logo do nosso retorno;

- enviamos também, por sedex, carta de encaminhamento com lista de documentos anexos.

- Escrevemos também ao INEP ao qual solicitamos audiência para tratar da inclusão do francês no ENEM e da avaliação do ENEM 2011.



Vocês encontrarão no nosso site http://www.fbpf.org.br/  toda a documentação acima citada (ENEM novembro 2011, em “últimas noticias”) assim como um relato de nossas atividades relativas a uma estadia de trabalho em Brasilia, nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro. Nesse relato vocês encontrarão sobremaneira o resultado do nosso encontro com a Senhora Maria Tereza Serrano Barbosa, Diretora de Avaliação da Educação Básica DAEB/INEP/MEC, Brasília DF.

Após leitura e análise do referido dossiê vocês entenderão que a semana que se inicia é importantíssima para as nossas ações em prol da inclusão da língua francesa no ENEM. Na realidade os ENEMs 2012 e 2013 estão com a "programação técnico-metodológica" praticamente definida, o que colocaria o francês para uma previsão de inclusão (se entendemos bem o que nos foi colocado) apenas para o ENEM 2014 - é claro que esse adiamento prejudicaria de maneira irreversivel a situação do ensino-apredizagem dessa língua no país, provocaria mais demissões de colegas do ensino privado e mudanças de carga horária e de disciplina a ser ensinada por muitos ... além de desmotivar colegas e o alunado da habilitação francês língua estrangeira, provocando iniciativas, inclusive, de fechamento de algumas habilitações nessa lingua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário