Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Novas/Nouvelles APFCE 24.07.09

Novas/Nouvelles APFCE 24.07.09 Divulgue nosso Blog: www.apfce.blogspot.com Caros associados e colaboradores, Eis as últimas noticias da APFCE. Pedimos a todos que leiam com atenção e que nos ajudem no repasse, sobretudo aos colegas que não tem e-mail ou não atualizaram seus endereços para correspondência. Quem desejar receber regularmente nossos informes, entre em contato por email:apfce.contato@gmail.com Dentre as mensagens , destacamos a palestra oferecida pela livraria SBS neste sábado(dia 25/07)das 11h às 12h30 na SBS Livraria Internacional (Av. Sen.Virgílio Távora,1847, Fortaleza CE tel: (85) 3261-7767) com a professora Jacqueline Freitas Bezerra com o tema “Des Activités de Compréhension du Registre Familier en Cours de Français Langue Étrangère”. Os interessados podem se inscrever acessando a página da sbs: http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=434 Informamos ainda sobre nossa participação no congresso da FBPF que acontecerá de 07 a 10 de setembro de 2009, que após levantamento de valores com algumas operadoras de turismo, optamos pelo orçamento apresentado pela empresa CATAVENTO TURISMO com a seguinte descrição: Roteiro Selecionado Período BRASÍLIA - 5 dias ''Brasil Fácil'' 07/09/2009 a 11/09/2009 Hotel: DAS AMERICAS Localização: DF – BRASÍLIA Categoria: HOTEL URBANO MÉDIO CONFORTO APTO STANDARD Tipo de diária: DIÁRIA(S) COM CAFÉ DA MANHÃ Entrada: 07/09/2009 / Saída: 11/09/2009 Trechos Aéreos: Companhia AéreaTrechoEmbarque WEBJET LINHAS AEREASFORTALEZA / BRASILIA (OCVC/OCVC)07/09/2009 WEBJET LINHAS AEREASBRASILIA / FORTALEZA (OCVC/OCVC)11/09/2009 Total de Preços: Preços por pessoa em REAIS (R$) DUPLO: R$ 1.049,00 INDIVIDUAL: R$ 1.361,00 Total de taxas de embarque e serviços por passageiro R$47,24 Os colegas interessados devem entrar em contato com o Sr. Osvaldo Farias(3433 6999) e informar seu nome para que ele efetue as reservas. Lembramos a todos que o façam o quanto antes pois com a proximidade do encontro, os preços tendem a aumentar. Reenviamos as duas propostas de hotel, mensagem sobre hospedagem para estudantes e avisamos que no site já está disponível a opção de compra dos bilhetes aéreos pela GOL. ---------------------------------------------------------- Local SBS Livraria Internacional Av. Sen.Virgílio Távora,1847 Fortaleza CE (85) 3261-7767 fortaleza@sbs.com.br Sala A Das 9h às 10h30 A Gramática e a Compreesão Leitora: Uma Discussão a partir da Questão Verbal. Carmen Rivas Máximus Denis O tema apresenta reflexões sobre a consideração dos aspectos lingüísticos durante o processo da leitura. O foco escolhido são os verbos e seu papel na construção de sentidos no texto. Para exemplificar o tema serão apresentados diferentes gêneros textuais. Entre as questões que o tema trás é a reflexão sobre a multiplicidade de leituras possíveis e o papel que os elementos lingüísticos possuem no processo leitor e a necessidade de reformular o espaço dos aspectos gramaticais na aula de espanhol como Língua estrangeira. Carmen Rivas Máximus Denis, professora da Casa de Cultura Hispânica da UFC e Coordenadora da mesma desde 2006. Doutora em Filologia Hispânica pela Universidade de Alicante Inscrições http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=436 Das 11h às 12h30 Des Activités de Compréhension du Registre Familier en Cours de Français Langue Étrangère Jacqueline Freitas Bezerra Pour bien communiquer en langue étrangère, un élève a besoin de comprendre les différents registres de la langue qu’il étudie. Les variations linguistiques font partie de n’importe quelle langue, mais les registres les plus étudiés sont souvent le standart et le soutenu. Le registre familier reste comme illustration et exemple dans certains dialogues des manuels d’enseignement de langue, étant très peu travaillé en salle de classe. La bonne compréhension de cette variation est fondamentale pour mieux connaître, en plus du facteur linguistique, le contexte socioculturel d’une langue. Notre travail consiste à montrer aux professeurs et aux élèves de français quelques supports pédagogiques tels que des messages MSN, des chansons et des films qui peuvent être utilisés en cours de français pour travailler la compréhension du registre familier. Jacqueline Freitas Bezerra Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC Inscrições http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=434 Das 14h às 15h30 Importância dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), para a Implementação da Política de Inclusão Escolar Maria Angelica Pires de Souza A proposta de atendimento educacional especializado voltado para alunos com altas habilidades/superdotação, fundamenta-se nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva. Os NAAH/S foram criados em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Especial (SEESP), e as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, tendo como objetivo principal, atender as necessidades dos educandos através de três unidades de apoio: Unidade do aluno ; Unidade da família e Unidade do professor que juntas oferecem subsídios para melhoria na qualidade do atendimento prestado. A divulgação desta política pública sem dúvida contribuirá para a reflexão dos conceitos hoje definidos sobre altas habilidade/superdotação, sensibilização da sociedade para encaminhar crianças e jovens com esses indicadores ao núcleo para serem atendidos nas áreas de seu interesse. Professora Coordenadora do NAAH/S-CE, Multiplicadora da política pública de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, Especialista em Psicopedagogia , Deficiência Mental e Deficiência Visual. Inscrições http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=435 Sala B Das 9h às 10h30 Dinâmicas de Leitura e Tecnologia Maria Elizabeth Pontes Maia de Vasconcelos Dinâmicas de leitura e Tecnologia A palestra pretende abordar o desafio de motivar alunos para a leitura, utilizando meios tecnológicos como ferramentas de apoio, através da ênfase na pesquisa e busca por informações, seja em recursos como CD-Roms e Internet, bem como diversidade de formatos e gêneros textuais. Profª Maria Elizabeth Pontes Maia de Vasconcelos Formação em Pedagogia e Serviço Social (UECE) Especialização em Metodologia do ensino da língua Inglesa (UECE) Atuando como professora do Col Batista e Yazigi por cerca de 10 anos, dedicada especialmente ao ensino de crianças e adolescentes entre 3 e 16 anos. Inscrições http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=437 Das 11h às 12h30 Dictation Anael Guimarães Is "dictation" one of the keys to our student´s evolution? Anael Guimarães has taught in several english courses in Fortaleza as a teacher and ELT Consultant. BA in Letras - Portuguese and English. Now, Anael is working as ELT representative for Cambridge in Piaui, Ceará e Maranhão. Inscrições http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=438 Das 14h às 15h30 Gênios e Cidades do Renascimento Italiano Alessandro Frontera Viaggio nella Storia del Rinascimento italiano attraverso le immagini di opere d'arte di geni como Leonardo, Brunelleschi i Michelangelo e le cittá piú reppresentative come Roma, Firenze e Venezia. Alessandro Frontera Professor do Istituto di Cultura Italiana di Fortaleza Inscrições http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=439 Das 16h às 17h30 Creating Materials André Pazotti How to raise student’s interest on reading and writing, using any resources available to support the classroom. Creating Material workshop will bring you new ideas on how to develop easy materials but very stimulating and effective as students become more involved and make better progress. So come along and help yourself to some ideas ! André Pazotti has been involved in education for over 15 years, has attended courses at Ohio University in the USA and colleges in the UK, and has worked with students and teachers from a wide range of environments, including those in the state sector and the private sector. In the past few years André has worked as a Pedagogical Consultant and has presented at conferences on behalf of Oxford University Press. Inscrições http://www.sbs.com.br/virtual/informativos/cadastro.asp?codigo=440 Inscrições gratuitas. Vagas limitadas. ------------------------------------------------------------- MENSAGENS ANTERIORES DO SR> PATRICK DAHLET Chèr(e)s collègues J'ai le plaisir de vous informer que nous avons pu obtenir un grand nombre de facilitations de transport et d'hébergement pour le congrès de Brasilia, à savoir: - 25% de réduction sur les vols Varig/Gol (un link apparaîtra prochainement sur le site du Congrès qui indiquera la procédure à suivre). - des tarifs hors concurrence pour Brasilia dans deux bons hôtels, Mercure et Hôtel Torre (présentation et procédures ci-jointes) - des tarifs spéciaux pour l'affrêtement, à moitié prix par rapport au coût d'un billet individuel sur bus de ligne, de bus ITAPEMERIM (doc. ci-joint) - l'hébergement gratuit pour près de 230 étudiants (cf. doc ci-joint). Compte tenu des enjeux politiques et éducatifs du Congrès et des effets espérés d'une participation massive (pour un maintien du français à l'ENEM et dans les scolarités publiques par exemple), je vous remercie très sincèrement d'assurer la plus large diffusion possible à ces faciliations (une liste nombreuse d'hôtels figure par ailleurs sur le site) et de collaborer le plus efficacement possible à la venue de toute la communauté éducative francophone à Brasilia (avec une attention particulière à la venue de tous les étudiants que nous pourrons loger gratuitement). Bien cordialement, Patrick Dahlet Attaché de coopération éducative Ambassade de France à Brasilia TORRE PALACE HOTEL TEL.: (61) 3961-5555 reserva@torrepalace.com.br TARIFAS: Diária Apartamento Individual: R$ 110,00 + 10% de Taxa de Serviço Diária Apartamento Duplo: R$ 130,00 + 10% de Taxa de Serviço Diária Apartamento Triplo: R$ 150,00 + 10% de Taxa de Serviço Prazo para efetuar a reserva: até 31 de julho (após esse prazo o tarifário volta ao seu preço normal) HOTEL MERCURE BRASILIA LIDER SHN Quadra 05 Bloco 1 – Asa Norte – CEP: 70705-912 XVIIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français Procédures de réservation de chambres. Pour faire vos réservations, suivre la procédure suivante: • Envoyer vos demandes par mèl comercialbsb@accor.com.br au nom de Luciana Fontinele; • Les téléphones de contact sont: (55) (61)3426-4000 ou (61)3426-4040; • Fournir le numéro de la carte de crédit en garantie au moment de la demande de réservation. ● Date limite pour la sollicitation de réservations – 15/08/09. ● Les chambres bloquées étant en nombre limité, il est conseillé de réserver le plus rapidement possible Prix Période: 07/09/09 à 10/09/09 Chambre standard individuelle: R$ 140,00 + 5% ISS + R$ 2,00 taxa de turismo (+/- 55 Euros taxes comprises) Chambre standard double: R$ 160,00 + 5% + R$ 2,00 taxa de turismo (+/- 60 Euros ttc) Chambre individuelle supérieure: R$ 160,00 + 5% ISS + R$ 2,00 taxa de turismo (+/- 60 Euros ttc) Chambre double supérieure: R$ 180,00 + 5% ISS + R$ 2,00 taxa de turismo (+/- 65 Euros ttc) Petit déjeuner Compris dans les prix ci-dessus. Tarifas GOL Segue a negociação que ofereceremos ao XVII CONGRESSO BRAS PROFESSORES DE FRANCES 2009. - desconto de 25%sobre as tarifas disponíveis na WEB ( exceto promocional) e 21º TKT cortesia. - sobre a tarifa será acrescido 10% de remuneração DU PROCEDIMENTO DE COMPRA DE TKT: PROMO CODE E0109BSB O promo code deve ser sempre informado no ato da compra pelos participantes nos seguintes canais de venda GOL. 1- Via e-mail: eventos@golnaweb.com.br 2- Via fone: + 55 11 5508 42 01 opção 01 para o departamento de eventos. 3- Via chat seguem os links que poderemos hospedar na página do XVII CONGRESSO BRAS PROFESSORES DE FRANCES 2009 Link para atendimento em português: http://gol.directtalk.com.br/clientes/custom/voegol/eventos_pax/init_pax.htm Link para atendimento em espanhol: http://gol.directtalk.com.br/clientes/custom/voegol/eventos_esp_pax/init_pax.htm link para atendimento em inglês: http://gol.directtalk.com.br/clientes/custom/voegol/eventos_ing_pax/init_pax.htm Qualquer duvida entrar em contato com: Fernanda Cecco Gerência de Negócios- SAO SS Coordenadora de Congressos Eventos e Feiras Gol Transportes Aéreos SA +5511 8280-4952 +55 11 2128-4054 fscecco@golnaweb.com.br ________________________________________ Att. Marcelo Napoli Patrick, Conforme informei, está confirmado o uso do Estádio Mané Garrincha para hospedar os estudantes. Segue abaixo a capacidade do espaço: Alojamento 01 (Ala A e B): * 06 quartos em cada ala com 4 beliches cada. Total de pessoas = 48 * Entre cada ala, tem dois salões que cabe confortavelmente 9 colchonetes. Total de pessoas = 18 TOTAL DE PESSOAS NO ALOJAMENTO 1 = 66 Alojamento 02 - (Ala A e B): * 06 quartos em cada ala com 4 beliches cada. Total de pessoas = 48 Entre cada ala tem dois salões que cabe confortavelmente 9 colchonetes. Total de pessoas = 18 TOTAL DE PESSOAS NO ALOJAMENTO 2 = 66 Temos ainda, 2 salões grandes: * 01 onde funcionava a cozinha - cabe 12 colchonetes * 01 salão todo amplo - cabe 42 colchonetes * 01 sala menor - cabe 06 colchonetes TOTAL DE PESSOAS NOS SALÕES = 60 TOTAL GERAL QUE O LOCAL COMPORTA = 192 PESSOAS (sem contar com os colchonetes que podem ser colocados no chão dos alojamentos. OBS: Nos quartos cabem 2 pessoas no chão em colchonetes. Não sei se querem. As beliches tem colchão. Os colchonetes, cada estudante deverá levar. Para todos é necessário levar material de uso pessoal, tais como: roupas de cama e banho e higiene. Em cada ala tem um banheiro grande, mas apenas com 3 chuveiros funcionando em cada um. O administrador do ginásio, disse que se não tiver nenhum jogo marcado para o período, poderemos usar os 02 vestiários, que tem em média 20 chuveiros cada. Se tiver um jogo só, estaremos autorizados a usar os vestiários nos demais dias. Em relação a segurança no local, não será necessário contratar mais, vamos precisar apenas entregar uma lista com os nomes das pessoas, para que o segurança da portaria autorize a entrada que será pelo portão 3. Sobre a limpeza vamos ter que fazer. Pensei em acordar com a empresa que fará o trabalho no Centro de Convenções, para que mande 02 pessoas uma vez por dia para fazer a manutenção dos banheiros. Bom Patrick, infelizmente esse é o número máximo de pessoas que conseguimos hospedar sem nenhum custo para o congresso. Qualquer dúvida estou à disposição. Att, Giselle

Nenhum comentário:

Postar um comentário