Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

Novas /Nouvelles APFCE 29.04.10

Novas/Nouvelles APFCE 29.04.10(parte1)

Divulgue nosso Blog: www.apfce.blogspot.com


Caros associados, colaboradores e parceiros,


Eis as novas da APFCE de 29.04.10. Pedimos a todos que leiam com atenção e que nos ajudem no repasse, sobretudo aos colegas que não tem e-mail ou não atualizaram seus endereços para correspondência.

Informes:

1.Convocação para a 1ª Assembléia de 2010 a ser realizada dia 06 de maio de 2010, às 14h na Casa de Cultura Francesa – UFC;

2.Aniversário de 36 anos da APFCE, “Un Moment de prière” dia 08 de maio às 11h na Catedral Metropolitana de Fortaleza, seguido da celebração em ação de graças às 12h.

3.Inicio do módulo 2 do curso de francês para a melhor idade. Dia 08 de maio de 08h30 às 10h no IFCE (antiga escola técnica) na av. 13 de maio;

4.Informe sobre novas bolsas (Bolsas do governo francês: "Engenharia dos Centros Universitarios de Linguas" e "Engenharia das Licenciaturas de Francês". Inscrições até o dia 12 de maio de 2010;


Quem desejar receber regularmente nossos informes, entre em contato por e-mail: apfce.contato@gmail.com

Bo@ semana a todos!
Liana Garcia Lima
Presidente APFCE
Biênio 2008-2010



1.Convocação para a 1ª Assembléia de 2010 a ser realizada dia 06 de maio de 2010, às 14h na Casa de Cultura Francesa – UFC;

Este mês a diretoria (Biênio 2008-2010) está encerrando suas atividades. Por isso, pedimos a todos os associados para se fazerem presentes na próxima assembléia dia 06 de maio às 14h na sala 14 da Casa de Cultura Francesa (ver convocação abaixo) para avaliação de suas atividades e formação da comissão eleitoral e definição das datas e procedimentos para o próximo pleito.

Vamos realizar nossa 1ª assembléia do ano na UFC em função do fluxo de professores e alunos durante a Semana de Humanidades. Nossa 2ª assembléia deverá ser realizada na Aliança Francesa no mês de junho (data a combinar). Agradecemos a Aliança Francesa na pessoa do seu diretor, Sr. Alain Didier, que sempre colaborou com esta associação e gentilmente aceitou a realização de uma de nossas assembléias na AF-Fortaleza .


CONVOCAÇÃO


A Presidente da Associação dos Professores de Francês do Ceará, no uso de suas atribuições legais, convoca seus associados para a 1ª Assembléia Geral de 2010 que se realizará dia 06 de maio de 2010, às 14h em primeira chamada e às 14h30 em segunda chamada na sala 14 da Casa de Cultura Francesa – UFC (Av. da Universidade , 2683 - Benfica). Informamos ainda que a Assembléia tem a seguinte pauta:

1.Bilan das nossas atividades;

2.Eleições biênio 2010-2012(formação da comissão eleitoral, datas, etc.);

3.aniversário da APFCE (Un moment de prière , dia 08 de maio de 2010 ,às 11h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza seguido de uma missa em ação de graças às 12h);

4.calendário 2010;

5.outros.

Pedimos ainda aos colegas a gentileza de repassar estas informações aos demais.

Desde já agradecemos a presença de todos,

Atenciosamente,

Liana Garcia Lima
Presidenta da APFCE
Biênio 2008/2010


INFORMES IMPORTANTES AOS SOCIOS E AOS QUE DESEJAM FAZER PARTE DA APFCE (EXTRAIDO DO NOSSO ESTATUTO/ VEJA O TEXTO NA INTEGRA EM ANEXO).

Sobre associar-se ou exonerar-se da APFCE.

Art. 14. Admissão e exclusão dos sócios:
Faz-se a admissão de associados sob proposta do candidato subscrita por dois sócios efetivos que será deliberada pela diretoria num prazo máximo de dois meses;
1.A perda da qualidade de sócio pode verificar-se por exoneração ou por exclusão.

2.A exoneração é deliberada pela Diretoria, a pedido do interessado, não podendo ser recusada.

3.A exclusão é deliberada pela Assembléia Geral, sob proposta da Diretoria ou um terço dos sócios efetivos.

4.A exclusão só pode ser proposta por motivo de lesão dos interesses, patrimoniais ou não patrimoniais, da associação.

5. Serão excluídos os sócios que por um período de dois anos não participarem dos eventos da entidade.

Sobre as categorias de sócios da APFCE.


Art.15. A Associação é composta por:
a)Sócios Fundadores, os que assinaram a Ata de Fundação;
b)Sócios Efetivos, os professores já associados e os novos professores que venham a ingressar na APFCE;
c)Sócios Honorários, as pessoas ligadas à Associação que, de maneira relevante contribuem diretamente para a realização de seus objetivos;
d)Sócios Colaboradores, constituída por alunos de Letras com habilitação Letras/Francês, Português/Francês;

Sobre a diretoria da APFCE.

Art.5º. São Órgãos Sociais da Associação: a Assembléia Geral, a Diretoria e o Conselho Fiscal.

N° 1- Os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal são eleitos por dois anos e podem ser reconduzidos aos cargos por mais uma vez.

N° 2 – O exercício nos cargos sociais é gratuito, sem prejuízo do direito ao pagamento de despesas de representação e de ajudas de custo no desempenho das funções conforme for definido pela direção.

Art.6°. A administração será exercida por uma Diretoria assim constituída:

I. Presidente
II. Vice-Presidente
III. Secretário
IV. Tesoureiro
V. Diretor Social

§ único – Está resguardada a composição da atual diretoria eleita para o biênio 2008/2010 até o próximo pleito.

Art.7º. O Presidente e demais membros da Diretoria serão eleitos por maioria de votos em Assembléia Geral, que será convocada em data previamente determinada.

§ único - A eleição se processará com presença da maioria absoluta dos membros da Associação. Caso não seja atingido este quorum, far-se-á nova convocação após trinta minutos com qualquer que seja o número de associados presentes.

Sobre o conselho fiscal da APFCE.

Do Conselho Fiscal

Art.13. O Conselho Fiscal será constituído de dois membros, um Presidente e um Vogal que sejam associados na nossa entidade há mais de um ano eleitos junto com a diretoria e com igual mandato.

§ único. Compete a este Conselho: O controle e fiscalização de todas as atividades da associação.
a)Examinar sempre que julgue conveniente, a escrita e toda a documentação da associação e acompanhar a administração da Diretoria.

b)Emitir parecer sobre o balanço, o relatório e as contas em exercício, bem como sobre o orçamento e o plano de atividade para o ano seguinte.

Sobre a cota da APFCE (decidido pelo bureau)

Sobre as cotas, lembramos a todos que o valor reajustado ficou em R$40,00 a anuidade.

Aqueles que desejarem nos contactar para fazer/atualizar seu cadastro, regularizar suas cotas (falar com Gadelha pelo tel 88 98 70 60) ou apresentar projetos, podem nos procurar todas as 6as feiras de 9h às 11h na sala dos professores da Casa de Cultura Francesa, falar com a professora Liana GARCIA (tel: 33 66 76 36 / 91 34 98 36)



2.Aniversário de 36 anos da APFCE, “Un Moment de prière” dia 08 de maio às 11h na Catedral Metropolitana de Fortaleza, seguido da celebração em ação de graças às 12h.
Contamos com a presença de todos!


3.Curso de Francês para a melhor idade. Inicio do módulo 2. Dia 08 de maio de 08h30 às 10h no IFCE (antiga escola técnica) na av. 13 de maio.


FRANCÊS PARA PRINCIPIANTES

Promoção: Associação dos Professores de Francês do Ceará
Local: Av. 13 de maio – no IFCE(antiga escola técnica) - Benfica
Aulas aos sábados de 8h30 às 10h30 *Taxa do material: R$20,00
*Período: de 08 de maio a 26 de junho de 2010.
Informações, falar com Gadelha (88 98 70 60) ou Liana (91 34 98 36)


4.Informe sobre novas bolsas (Bolsas do governo francês: "Engenharia dos Centros Universitarios de Linguas" e "Engenharia das Licenciaturas de Francês". Inscrições até o dia 12 de maio de 2010;

TR: Bolsas do governo francês: "Engenharia dos Centros Universitarios de Linguas" e "Engenharia das Licenciaturas de Françês"
Jeudi 29 avril 2010 10h21
De: "ROY Denis"

Chers Collègues,

J'ai le plaisir de vous transmettre ce message de la part de Patrick Dahlet.
Il est rédigé en portugais car le stage concernant les centres universitaires de langue ne s'adresse pas qu'aux spécialistes de français.

J'espère que nous aurons des candidatures pour le Nordeste afin que notre région soit représentée au mieux.
Je vous remercie par avance de faire suivre et vous adresse mes salutations les plus cordiales.


Denis Roy
Attaché de coopération pour le français
Consulat de France à Récife, Brésil
Tel : +55 - 81 - 31 17 32 64

Prezados (as) Colegas,

Tenho o prazer de informar-lhes que a Embaixada da França esta ofereciendo bolsas para dois tipos de sessões de especialização.

- uma primeira trata da "Engenharia dos Centros Universitarios de Linguas". Tera lugar de 5 a 21 de julho 2010 no Centro de Linguistica Aplicada da Universidade de Franche Comté em Besançon. A bolsa é dirigida a responsaveis ou coordenadores de linguas de centros ou nucleos universitarios de linguas para não especialistas. E aconselhado os candidatos entender françês, mas podem ser docentes de uma outra lingua que o françês, ja que o objetivo do estagio é refletir sobre as referências e estrategias de elaboração e gestão de competências e ofertas plurilingues. O governo françês se encarrega de todas as despesas de formação, estadia e seguro medico, sendo a viagem da responsabilidade do beneficiario ou de sua entidade. Se encontra em primeiro anexo o programa da sessão.

- o segundo tipo de bolsa remete a "Engenharia das licenciaturas de françês" e por isso os candidatos tem que ser responsaveis de Departamento de Letras ou Linguas Modernas, especialistas de francês, Coordenadores ou Professores de Areas de Francês, particularmente envolvidos com a construção curricular e as mudanças estrategicas das licenciaturas de francês. A formação tera lugar de 21 de junho a 2 de julho 2010 no Centro de Linguistica Aplicada da Universidade de Franche Comté em Besançon. As modalidades financeiras são as mesmas que para o primeiro tipo de bolsa. Se encontra em segundo anexo o programa geral da sessão.

A passagem está a carga dos interessados ou da instituição aonde trabalham.

Os interessados podem apresentar as suas candidaturas (carta de motivação + CV) até o dia 12 de maio.

Ficando a sua disposição para qualquer esclarecimento,

Cordialmente,

Dr. Patrick Dahlet
Adido de cooperação educativa
Embaixada da França em Brasilia.

----------------------------------------------

Novas/Nouvelles APFCE 29.04.10 (parte2)
Novas/Nouvelles APFCE 29.04.10

Divulgue nosso Blog: www.apfce.blogspot.com


Caros associados, colaboradores e parceiros,

Eis as novas da APFCE de 29.04.10. Pedimos a todos que leiam com atenção e que nos ajudem no repasse, sobretudo aos colegas que não tem e-mail ou não atualizaram seus endereços para correspondência.

Informes:
1.Informe sobre o concurso SLAM. (apresentação em anexo);

2.Informe sobre o abaixo assinado pela diversificação das línguas representadas no novo ENEM. Mensagem enviada pela presidente da FBPF- Profa. Rosalina Chianca

3.Informe sobre as atividades da APFCE (BILAN APFCE - bureau 2008-2010)

4.Programação oficial da semana de humanidades UECE/UFC e FRANCOPHONIE 2010

5.Le 1er mai en France (texte)


1.Informe sobre o concurso SLAM. (apresentação em anexo); URGENTE

Chèr(e)s collègues,

Dans la continuité de l'audience de la 1ère édition 2009, et profitant du concours SLAM mondial lancé cette année par TV5 Monde, nous vous proposons d'organiser, à l'adresse des jeunes brésiliens francophones de 18 à 25 ans, une deuxième édition 2010 du concours SLAM selon une double procédure, qui pourrait être coordonnée et mise en place par les associations, si elles en sont d'accord:

1) envoi direct par les participants de leur production sur le site de TV5Monde (ci-dessous)

2) envoi des productions individuelles pour le 16 avril aux associations et aux SCAC régionaux ( à moi-même et Maud de Bortoli pour le Nord) , puis envoi pour le 3 mai au plus tard (date de réception) de la sélection des 5 meilleurs textes de chaque circonscription (non classés par ordre de préférence) qui feront ensuite l'objet d'une évaluation par une commission nationale , et d’un classement qui retiendra un lauréat d’un séjour en France par circonscription) lors d'une réunion des présidents d'association que la FBPF projette d'organiser à Brasilia dans la 1ère quinzaine de mai.

Un séjour Rencontres Internationales de Jeunes en France (juillet 2010) est donc prévu pour le lauréat de chacune des circonscriptions consulaires, soit 1 pour SP/PA, 1 pour Rio/Belo, 1 pour le Nordeste, et 1 pour le Nord.

Maud de Bortoli se tient à votre disposition pour toute explication sur les développements de ce concours.

Vous trouverez ci-dessous les grandes orientations de son déroulement, qu'il vous appartient bien entendu d'adapter, si vous les souhaitez, en fonction des contingences locales.

Bien cordialement,
Patrick Dahlet
Attaché de coopération éducative
Ambassade de France à Brasilia.


Concours Slam 2010 destiné aux 18-25 ans selon deux modalités :

" A la recherche de mots
qu'est ce qu'on pourrait faire de beau?
pourquoi pas produire un sl(â)m(e) ..."

Les deux modalités :

- envoi de la production de manière indépendante à TV5 (voir documents explicatifs et règlement du concours en annexe et sur le site www.tv5monde.com/slam)
- envoi aux associations et attachés régionaux :

Dans chaque circonscription consulaire, une commission (composée de représentants des associations et des universités et de personnels du SCAC) constitue une liste des 5 meilleures productions non classées par ordre de préférence par ordre de préférence et l’ envoie ainsi que les productions (textes + illustrations) à Patrick Dahlet, attaché de coopération éducative (et en copie à Maud de Bortoli) au SCAC de Brasilia et à la présidente de la Fédération Brésilienne des Professeurs de Français, Mme Rosalina Chianca.

Profitant d'une réunion organisée par la FBPF des présidents d'association à Brasilia début avril (date à préciser) une commission nationale formée de la Présidente de la FBPF, des présidents d'association, des représentants de l'ambassade, établira une liste de 4 lauréats nationaux (1 gagnant par circonscription) qui se verront chacun attribués une Rencontre Internationale de Jeunes (RIJ) au mois de juillet prochain en France.(les 2 lauréats des circonscriptions de Recife et São Paulo participeront à la RIJ "Les Francofolies de la Rochelle" du 11 au 20.07 et les 2 gagnants des circonscriptions de Rio et Brasilia bénéficieront de la RIJ "Festival de théâtre d'Avignon" du 18 au 28.07.)


La participation au concours national est soumise à 7 critères impératifs :
1- avoir de 18 à 25 ans
2- être de nationalité brésilienne
3- être inscrit dans une université brésilienne, quelle que soit la spécialité
4- intégrer dans son texte les 10 mots de la francophonie 2010
5- accompagner et illustrer le texte d’une photo ou d’un dessin personnel.
6- envoyer sa production à la commission régionale avant le 16 avril au plus tard
7- ne pas avoir été lauréat du concours slam 2009 (ceci afin de préserver des chances pour de nouveau candidat)

Bien entendu, vous pouvez introduire des critères complémentaires adaptés au public régionaux et vous inspirer pour cela du règlement 2009 en pièce jointe.

Concernant les 10 mots de la francophonie 2010

Le thème de cette année est le suivant : « Dis-moi 10 mots dans tous les sens »
Les 10 mots à intégrer impérativement dans la production sont : " baladeur, cheval de Troie, crescendo, escagasser, galère, mentor, mobile, remue-méninges, variante, zapper "
Pour plus d'informations, vous pouvez consultez la brochure en ligne : http://fr.calameo.com/read/000145998a826365f4846
également téléchargeable sur le site www.dismoidixmots.culture.fr (ainsi que d'autres outils de communication)


Il est vivement recommandé de sensibiliser les candidats potentiels à l'oragnisation thématique, sémantique, rythmique du slam. Pour cela, nous vous proposons en pièces jointes des outils pédagogiques à diffuser auprès des enseignants, pouvant aider l'introduction et la mise ne place du projet avec les apprenants. Vous pouvez également consulter à la fin de ce message une présentation et une selection de sites internet proposées par Franc Parler et le Café pédagogique.net



Chers Collègues,

Nous avons des places réservées pour le Nordeste pour le concours slam.
Pourquoi ne pas proposer cette activité en cours et sélectionner les meilleures productions pour participer au concours ?
C'est un bon travail d'expression écrite et il y a un tas de liens dans le document en pièce jointe (Explications, réglement, illustrations et liens) pour illustrer.
Un candidat par région gagnera un voyage en France.

A bientôt,

Denis Roy
Attaché de coopération pour le français
Consulat de France à Récife, Brésil
Tel : +55 - 81 - 31 17 32 64


2.Informe sobre o abaixo assinado pela diversificação das línguas representadas no novo ENEM. Mensagem enviada pela presidente da FBPF- Profa. Rosalina Chianca

Gostariamos de agradecer as APF que tem nos enviado o manifesto "pela diversificação das linguas representadas no novo ENEM":
Espirito Santo
Parana
Ceara
Minas Gerais
Rio Grande do Sul
Paraiba
São Paulo e Brasilia (congresso) ja haviam enviado
Rio de Janeiro (esta enviando hoje)

demais estados, vamos aguardar vcs...
respondendo ao Ceara: sim, ainda recebemos, podem nos mandar...
peço perdao às APF que agilizaram e enviaram-nos o manifesto no primeiro prazo previsto: APFPR (alias com 600 assinaturas) e Espirito Santo!!! - se adiamos foi apenas para termos mais assinaturas!!

grata a todos que se envolveram e se envolvem...

esperamos que os demais estados se mobilizem e nos enviem o manifesto com bastante assinaturas

estamos viajando nesta sexta para participar das SEDIFRALE, sendo assim, vcs ainda tem um tempinho para complemetar, iniciar e nos enviar ... todos os informes encontram-se na pagina web da FBPF ... www.fbpf.org.br

vamos agir e 'bombar' como fizeram os colegas das APF acima citadas...

tocantins, acre, amazonas, para, bahia, goias, maranhao, mato grosso, pernambuco, piaui, rio grande do norte, roraima, santa catarina, sergipe, amapa, brasilia, contamos cm vcs ... nao sei se o manifesto circulou as escolas do DF ou se as assinaturas se limitam aos congressistas ...
se vc conhece alguem de ouro estado, entra em contato com o colega, comunica-nos o endereço eletronico... precisamos estar juntos e agir pela causa que acreditamos!!

contamos com vcs

abraços federativos
rosalina chianca
presidente da FBPF



3.Informe sobre as atividades da APFCE (BILAN APFCE - bureau 2008-2010)

BILAN APFCE 2008-2010
Fondée le 02 mai 1074, l’APFCE - Association des professeurs de français du Ceará a toujours travaillé pour diffuser la langue française dans le Ceará à l’aide des partenaires locaux: l’Alliance Française, l’UFC-Université Fédérale du Ceará (département de lettres et Casa de Cultura), l’UECE-Université de l’Etat du Ceará (département de lettres et Núcleo de linguas), l’IFCE (Lycée - Formation professionnelle et enseignement supérieur et CLEC), Centre des langues de l’IMPARH, Lycée Adauto Bezerra et d’autres établissements scolaires.
Pour réussir à rendre plus dynamique notre vie associative, le bureau de l’APFCE a proposé de petites modifications:

1.Mise à jour de notre réglement (2008) en pièce jointe;

2.visites aux établissements scolaires (2008-2010);

3.préparation des projets afin d’engager des étudiants de lettres et professeurs licenciés:

Projet Ação e extensão – línguas (francês/espanhol) (adressé aux lycéens du LICEU DO CEARÁ et JUSTINIANO DE SERPA 2007-2008) avec rémuneration (SEDUC)

*Professeur responsable: Ângela Mesquita
*Moniteurs (FR): Cristienne Ferreira da Silva, Liana Garcia Lima.
*Moniteurs(ES): Edilene Rodrigues Barbosa, Mônica Loureiro de Oliveira Paz, Rossana Silva da Costa.
*120 étudiants inscrits: 52 français/68 espagnol.

Stage pour professeurs de PLE (Portugais langue étrangère) en Guyane Française.

L’APFCE a participé à la Sélection des professeurs assistants de PLE offert pour la DAREIC-Guyane à travers M. Manuel de Lima. Nous avons sélectionné la Professeure Judith Sousa Frota(étudiante de l’UFC) pour le stage.

Projet Ação e extensão – línguas (francês/espanhol) (adressé aux lycéens du LICEU DO CEARÁ 2008-2009) Sans Rémuneration.

*Professeur responsable: Ângela Mesquita
*Moniteurs (FR): Liana Garcia Lima.
*Moniteurs(ES): Rossana Silva da Costa.
*80 étudiants inscrits: 46 français/34 espagnol.

Projet Stage en gastronomie à Fortaleza (Novembre 2009)

*Professeurs responsables: Joel Paschal et Sylvie Calland (Lycée Melchior et Garre- Cayenne)
*Public: étudiants du Lycée Melchior et Garre (Cayenne)
*Partenaires locaux: Alliance Française/APFCE/quelques Hotels/restaurants de Fortaleza*

Projet Francês na melhor idade APFCE/CORPO DE BOMBEIROS–CE. (du 17 octobre au 19 décembre 2009) Sans Rémuneration.

*Professeurs responsables: Ângela Mesquita et Manoel Gadelha
*Moniteurs (FR): Ângela Mesquita, Eliana Moraes, Kilvia Silvério, Liana Garcia Lima.
*20 étudiants inscrits.

Ensino de línguas estrangeiras: Inglês, Espanhol e Francês através da leitura

*Professeur responsable: Ângela Mesquita
*Moniteurs: Adriano Pessoa Chagas –Inglês, Patrick Mesquita Fernandes –Inglês, Shamara Freire Reis Sampaio – Espanhol, Giusevilly de Sousa Mello – Língua Francesa.
*Public envisagé: les étudiants de la communauté Titanzinho.
*Partenaires: Doutores Novadores Associados - DNA, SECITECE (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior), FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Projet Des langues et cultures: la Francophonie en chansons - 2010-2011 (en voie de préparation)

*Professeur responsable: Liana Garcia Lima
*Moniteurs: Futurs professeurs de FLE.
*Public envisagé: les étudiants des écoles publiques de la Municipalité.
*Partenaires: APFCE/UFC/UECE/SCAC.

4.promotion des activités culturelles prévues pour l’année scolaire (La Francophonie, en Mars; Fête de la Musique, en juin; Lire en fête, en Octobre);

5.données de quelques établissents scolaires - APFCE 2010

*Casa de Cultura Francesa- UFC
Nombre d’étudiants: 1143
Nombre de classes: 52
Nombre de professeurs: 13 (dont 07 contractuels)

*Centro de Línguas do IMPARH
Nombre d’étudiants: 524
Nombre de classes: 29
Nombre de professeurs: 09 (dont 05 contractuels)
Em plus: On y trouve deux projets avec les langues: FALANDO COM O TURISTA, FALANDO COM A COMUNIDADE.

*Colégio ADAUTO BEZERRA
Nombre d’étudiants: 600
Nombre de classes: 12
Nombre de professeurs: 01 (seul établissement scolaire qui offre des formations em FLE). Parfois, l’école beneficie des boursiers pour aider le professeur.

*Núcleo de Línguas - UECE
Nombre d’étudiants: 244
Nombre de classes: 16
Nombre de professeurs: 12 (professeur stagiaires de l’UECE) et 01 professeur licencié.


CONTATO APFCE

Rua Costa Sousa, 159 / G5 – Bairro Benfica CEP 60.020.300 – Fortaleza – Ceará
www.apfce.blogspot.com – Email: apfce.contato@gmail.com


4.Programação oficial da semana de humanidades UECE/UFC

Acesse o link:
http://www.ufc.br/portal/images/stories/arquivos_noticias/2010/7s_humanidades_programacao_oficial.pdf

Francophonie/2010

Le 06 mai 2010
Bloco Didático José Tupinambá de Andrade(bloco novo das Casas de Cultura – UFC)
De 11h às 12h.
Entrée Libre.
De la musique et une petite exposition pour rendre hommage aux chanteurs francophones.



5.Le 1er mai en France (texte)

Le 1er mai en France

En France, dès 1890, les manifestants du 1er mai ont pris l'habitude de défiler en portant à la boutonnière un triangle rouge. Celui-ci symbolise la division de la journée en trois parties égales : travail, sommeil, loisirs.

Le triangle est quelques années plus tard remplacé par la fleur d'églantine. En 1907, à Paris, le muguet, symbole du printemps en Île-de-France, remplace cette dernière. Le brin de muguet est porté à la boutonnière avec un ruban rouge (*).

Le 23 avril 1919, le Sénat français ratifie la journée de huit heures et fait du 1er mai suivant, à titre exceptionnel, une journée chômée.

Les manifestations du 1er mai 1936 prennent une résonance particulière car elles surviennent deux jours avant le deuxième tour des élections législatives qui vont consacrer la victoire du Front populaire et porter à la tête du gouvernement français le leader socialiste Léon Blum.

C'est pendant l'occupation allemande, le 24 avril 1941, que le 1er mai est officiellement désigné comme la Fête du Travail et de la Concorde sociale et devient chômé. Cette mesure est destinée à rallier les ouvriers au régime de Vichy.

Son initiative revient à René Belin. Il s'agit d'un ancien dirigeant de l'aile socialiste de la CGT (Confédération Générale du Travail) qui est devenu secrétaire d'État au Travail dans le gouvernement du maréchal Pétain.

À cette occasion, la radio officielle ne manque pas de préciser que le 1er mai coïncide avec la fête du saint patron du Maréchal, Saint Philippe (aujourd'hui, ce dernier est fêté le 3 mai) !

En avril 1947, la mesure est reprise par le gouvernement issu de la Libération qui fait du 1er mai un jour férié et payé... mais pas pour autant une fête légale. Autrement dit, le 1er mai n'est toujours pas désigné officiellement comme Fête du Travail. Cette appellation n'est que coutumière.....

Source : http://www.herodote.net/histoire/evenement.php?jour=18860501


Nosso abraço e solidariedade a todos os trabalhadores no seu dia.
APFCE bureau 2008-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário