Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Novas/nouvelles APFCE agosto 2010

Caros colegas e parceiros da APFCE,

Após um mês de recesso, o bureau da APFCE (biênio 2010-2012) retoma suas atividades e aproveita o ensejo para desejar a todos um feliz retorno. Listamos aqui alguns informes que acreditamos importantíssimos, pedimos que todos os leiam atentamente.

Merci à tous!
Un Bon travail!

Bureau APFCE
(2010-2012)


1. NOVA DIRETORIA

Relembramos que a nova diretoria para o biênio 2010-2012 foi escolhida em votação na segunda assembléia de 2010 ocorrida dia 11 de junho, às 14h, na sala 14 da Casa de Cultura Francesa. De acordo com nosso estatuto modificado em 2008, nosso Bureau passou a ter 5 membros da diretoria (presidente, vice presidente, diretor social, secretário e tesoureiro) e 2 membros do conselho fiscal (presidente e 1 vogal). Seguem-se os nomes abaixo:


DIRETORIA APFCE
BIÊNIO 2010-2012

PRESIDENTE
Liana Garcia Lima
lianagarcia@yahoo.fr/
Associada desde: 17/04/2004

VICE – PRESIDENTE
Ângela Maria Matos Mesquita
anmesq@hotmail.com/ am.matos@terra.com.br
Associada desde: 12/03/1994

SECRETÁRIA
Wandira dos Santos Tamiarana Rêgo
wandira_rego@yahoo.com.br
Associada desde: 01/01/1989

DIRETOR SOCIAL
Francisco Manoel de Sá Gadelha
fm.gadelha@yahoo.com.br
Associado desde: 10/10/1993

TESOUREIRA
Georgiana de Mesquita Miranda
georgianamiranda@hotmail.com
Associada desde: 01/04/2005

CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE
Adriana Maria Duarte Barros
adrianabarros@oi.com.br
Associada desde: 03/06/2006

VOGAL
Joice da Costa Araújo
joicearaujo28@yahoo.com.br
Associada desde: 18/01/2008

2. RECADASTRAMENTO

Para arrumar a casa, começamos com o recadastramento dos sócios, desligamentos e adesão de novos colegas sejam professores (sócios efetivos) ou alunos de graduação (sócios colaboradores) ou admiradores da cultura francófona (sócios honorários). Pedimos assim que todos preencham a ficha em anexo e entreguem por email (apfce.contato@gmail.com) até 30 de setembro de 2010.

Conclamamos a todos a um maior engajamento na APFCE. O professor ativo é aquele que faz seu trabalho em sala de aula sem perder de vista as discussões e ações que fazem parte do coletivo. Não esqueçamos que se estamos divididos e desarticulados pouco ou em nada avançamos. Também para beneficiar-se de formações dentro ou fora do país é imprescindível que sejamos vinculados a FBPF – Federação Brasileira dos Professores de francês através da APFCE.

3. ELEIÇÕES 2010

Num momento de decisões tão importantes para o país, lembramos a todos o poder do voto na construção da democracia. Exerça seu direito escolhendo representantes dignos que possam de fato colaborar para melhorar a vida da população. Lembramos ainda que a APFCE não repassa nenhuma propaganda sobre ideologias, partidos ou candidatos.

4. I ENEFLE

Estivemos em João Pessoa em julho por ocasião do I ENEFLE- Encontro Nacional dos Estudantes de Francês Língua Estrangeira, evento integrante do ENEL- Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. O evento aconteceu dia 11 de julho de 2010, de 7h30 às 14h, no Campus da UFPB. Alguns estados como PE, PB, CE, PI, PA, RN, MA marcaram presença e comentaram sobre suas formações curriculares e os desafios da inserção dos profissionais de FLE no mercado de trabalho. Dos encaminhamentos, podemos destacar a redação de um documento conscientizando os colegas sobre os prejuízos da não inclusão do francês e de outras línguas no ENEM e a necessidade de um maior diálogo entre os formadores, APFS e parceiros para pensar um projeto comum.

5. MANIFESTO PELA DIVERSIFICAÇÃO DAS LÍNGUAS NO ENEM.

Aqui em Fortaleza, a APFCE está se articulando com autoridades educativas, imprensa e instituições parceiras para levar a discussão levantada pela FBPF a cerca da diversificação das línguas no ENEM. Tão logo o bureau tenha efetivado os contatos, repassaremos a agenda a todos. Agradecemos desde já pelo apoio e pela contribuição dada até aqui.

INFORMES

Não Deixe de LER
1. O uso do TBI (tableau Blanc interatif) na sala de aula


Caros colegas, com o avanço das novas tecnologias chegamos ao que há de mais moderno e atraente ao alunos: a descoberta de uma nova ferramenta que possiblita sua interação e o estimulo a criatividade do grupo, o TBI. Sugerimos aqui alguns links com mais informações e também vídeos do youtube com a apresentação desta nova ferramenta e exemplos concretos de como pode ser usada.

Sobre o TBI : http://www.tableauxinteractifs.fr/

http://www.youtube.com/watch?v=9xUxLn-y2wI
http://www.youtube.com/watch?v=viWO_5LV4pg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=JMSh4bzD44Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=kdqSPdsOvCA&feature=related


2. AF-Fortaleza

Bonjour,

Découvrez les photos de la visite de l'Alliance Française de Fortaleza par M. l'Ambassadeur de France au Brésil, le 20 juillet, et la vidéo "Alliance Française de Fortaleza" (juillet 2010).

http://alaindefortal.jimdo.com/ambassadeur-de-france-à-l-af-de-fortaleza/


C'est la rentrée, le 9 août, avec de nombreux horaires disponibles. Développez votre français à l'oral et à l'écrit !

http://www.aliancafrancesa-fortaleza.com.br/img/extensivo.pdf

Participez au Concours Photo "Prix photo Web Alliance Française" et gagnez R$ 10.000,00 ou un billet d'avion pour Paris.

http://www.aliancafrancesa-fortaleza.com.br/

Bien cordialement.

--
Alain DIDIER
Directeur de l'Alliance Française de Fortaleza
Rua Catão Mamede, 900. Aldeota.
CEP 60140-110 FORTALEZA (CE). Brésil
Tél : (85) 3244-7887 Fax : (85) 3224-7590
E-mail : alaindidier1@gmail.com
Site : http://alaindefortal.jimdo.com
Twitter : http://twitter.com/af_fortaleza
Site : www.aliancafrancesa-fortaleza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário