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quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Nouvelles de l'APFCE -Novas da APFCE

Caros associados,
Para facilitar a veiculação e repasse das correspondências dirigidas a nossa associação, colocaremos neste blog e enviaremos semanalmente o resumo dos informes internos da APFCE e também da FBPF e FIPF. Pedimos aos colegas que aproveitem esse espaço para informar as atividades e projetos desenvolvidos por suas escolas na difusão do francês. Teremos prazer em divulgá-los. Pedimos ainda a todos a gentileza de nos ajudar no repasse destas informações.
Estamos a disposição.
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1. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA UECE (1 vaga para francês)
Edital No 09/2008, DOE 167, de 03/09/2008 (páginas 11 a 23).
Edital disponivel no link concursos, site : www.uece.br
Inscrições Presenciais:15 a 26 de setembro de 2008, dias úteis, na sede da CEV-UECE, no horário das 8 às 12h e das 13 às 17h
Inscrições pela Internet:15 a 26 de setembro de 2008
Prova Escrita Data: 12/out/2008 Cidade: Fortaleza Horário: Das 09 às 13h
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2. INFORMES SOBRE SELEÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS PARA O CANADA.
Canadá abre processo seletivo para bolsistas 2008
A Embaixada do Canadá tem a satisfação de informar a abertura do processo seletivo para bolsas de estudos do Governo do Canadá, administradas pelo Conselho Internacional de Estudos Canadenses (ICCS/CIEC), destinadas a todas as áreas das ciências sociais e humanas, particularmente nas disciplinas que favoreçam a pesquisa e o desenvolvimento de cursos no âmbito dos Estudos Canadenses. Há especial interesse em projetos relacionados às políticas públicas e à política externa canadenses. Temas relevantes para a política externa do Canadá incluem os seguintes tópicos: Democracia e Estado de Direito, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Gestão da Diversidade, Parceria com a América do Norte, Paz e Segurança e Estudos Interdisciplinares sobre o Canadá. Temas puramente científicos, tecnológicos ou metodológicos não são elegíveis. Há três modalidades de bolsas. Duas modalidades são voltadas para docentes com vínculo permanente com sua instituição de ensino superior no Brasil e pesquisadores vinculados a institutos de pesquisa e planejamento que desenvolvem projetos de pesquisa sobre as relações bilaterais com o Canadá: - Faculty Research Program (FRP) / Bourse de Recherche (BREC) - Faculty Enrichment Program (FEP) / Bourse de complément de spécialisation (BCS) Uma terceira modalidade – Doctoral Student Research – é voltada para doutorandos matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior brasileira. A bolsa do Faculty Research Program (FRP) / Bourse de Recherche (BREC) visa apoiar professores com uma formação mínima de mestrado, que buscam realizar uma pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral com o Brasil. Este programa tem por objetivo incrementar o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá através da publicação de artigos pertinentes em revistas acadêmicas especializadas no Brasil ou no exterior. A bolsa cobre os custos diretos relacionados ao projeto de pesquisa. A bolsa do Faculty Enrichment Program (FEP) / Bourse de complément de spécialisation (BCS) tem por objetivo fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a docentes na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina. O programa permite ao bolsista viajar ao Canadá para reunir as informações e material necessários para planejar o novo curso ou para modificar ou ampliar o conteúdo canadense de um curso já implementado. Cursos comparativos podem ser considerados “cursos sobre o Canadá” com substancial conteúdo canadense (33% ou mais). Para ambos os programas acima, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000,00 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e também em uma subvenção semanal no valor de $800,00 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um máximo de quatro semanas. A bolsa Doctoral Student Research / Bourses de recherche de doctorat tem por objetivo promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e apoiar o desenvolvimento dos estudos canadenses. Ela visa apoiar estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, em período integral, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e que desejam realizar sua pesquisa em instituições canadenses. A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000,00 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e prevê uma subvenção mensal de $1.200,00 dólares canadenses para as despesas de deslocamento e subsistência no Canadá por um máximo de seis meses, mais um complemento de $300,00 dólares canadenses, pagos ao final do programa, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá. Os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá. O dossiê de candidatura deverá ser apresentado em 5 vias, preenchido integralmente em francês ou inglês. Dossiês de candidatura incompletos, formulários preenchidos incorretamente e a apresentação de CVs e cartas de recomendação em português poderão desqualificar o candidato. Somente as candidaturas recebidas até 17 de novembro de 2008 serão consideradas. Todas as candidaturas serão revisadas por um comitê de pré-seleção estabelecido pela Embaixada do Canadá, formado por representantes da comunidade acadêmica e da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN). As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis nos sítios http://www.brasil.gc.ca/,
link Relações Acadêmicas, e http://www.iccs-ciec.ca/. Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço: Embaixada do Canadá Assessoria para Assuntos de Educação e Diplomacia Pública SES – Quadra 803 – Lote 16 70410-900 Brasília – DF Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, favor contatar: Embaixada do Canadá Assessoria para Assuntos de Educação e Diplomacia Pública E-mail: academic.bsb@international.gc.ca ou academique.bsb@international.gc.ca Tel. (61) 3424-5400 R: 3260
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3.PROGRAMME DE FORMATION A LA LITTERATURE ET A LA CULTURE QUEBECOISES
Dates :25, 26 et 27 novembre 2008
Lieu : Auditório Ivete Sacramento, DCH1- UNEB-BAHIA
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4. Sobre o congresso Brasileiro dos Professores de Francês em 2009, em BRASÍLIA.
A Assembléia da FBPF em João Pessoa, durante o último congresso, havia decidido que o encontro de 2009 seria realizado em Macapá, no Amapá. Entretanto, considerando a celebração do ano da França no Brasil, recebemos alguns pedidos no sentido de realizar o congresso em Brasília, oportunidade importante para que a FBPF tenha uma maior visibilidade e, possivelmente, uma melhor atuação política. Os pedidos foram apresentados à Associação dos Professores de Francês do Amapá e à Associação dos Professores de Francês do Distrito Federal, as duas APFs implicadas diretamente no assunto. Com a anuência de ambas, informamos, que nosso XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês será realizado em Brasília, em 2009.
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5. Sobre Eleições da FBPF (para mandato-tampão)
Em 2005, a Assembléia reunida no congresso de Belo Horizonte haviadeterminado que esta gestão teria um mandato-tampão para a realizaçãoda próxima eleição durante o congresso de 2009 (para que as eleiçõespassem a coincidir com o congresso). No entanto, em 2007, em JoãoPessoa, atendendo a um pedido pessoal do atual presidente, que não sedispõe a assumir esse mandato-tampão, ficou decidido que a eleiçãoserá realizada em 2008, por correspondência. Solicitamos, portanto, atodos os colegas interessados que comecem a articular suas chapas, quedeverão contar com o número de membros necessários para opreenchimento dos seguintes cargos: presidente, vice-presidente,secretário, tesoureiro e três conselheiros. O estatuto da FBPF serácolocado à disposição de todos os interessados em nosso site.
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6. Sobre o Forum HEBDO 94
Forum-Hebdo n° 94 Retrouvez l'ensemble des questions et réponses dans leur intégralité en vous rendant sur le Forum. Si vous souhaitez poster un message ou répondre à une question, il vous suffit de vous inscrire. Remercier Question : Quelle préposition doit-on utiliser après le verbe remercier : "remercier quelqu'un de" ou "remercier quelqu'un pour" ? Réponse : - Les deux peuvent se dire. Les puristes affirment que "remercier de" est le seul tour autorisé, mais depuis une centaine d'années, l'usage de la préposition "pour" s'est largement répandu, même si certains estiment que cette forme verbale est plus populaire. Quoi qu'il en soit, avec un infinitif, seul "de" est accepté. - Personnellement, je n'utilise que "remercier de". "Nous vous remercions de votre lettre du (tant)." Avec "merci", j'hésite bien souvent entre "Merci pour les fleurs !" et "Merci de votre aide !" - Si ma mémoire est bonne, bien que globalement les deux puissent se dire ("merci de vos vœux" ou "merci pour vos vœux"), on utilise de préférence "de" devant les mots abstraits et "pour" devant les mots concrets.
Pédagogie vs didactique Question : Je m'interroge sur la différence entre la pédagogie et la didactique : quelle est la signification de ces deux mots ? Auriez-vous un exemple pour me faire comprendre la nuance entre les deux ?
Flaubert Question : Voici une phrase tirée de Flaubert qui me pose beaucoup de problèmes de traduction : "Il les eût eus (on parle de trois mille francs qu'Emma Bovary demande à son ancien amant Rodolphe) qu'il les aurait donnés, sans doute". S'agit-il bien d'une hypothèse ? Réponse : Il s'agit d'un magnifique plus-que-parfait du subjonctif correspondant bien à une hypothèse : "en admettant qu'il eût possédé cet argent, il l'aurait donné." L'emploi du plus-que-parfait du subjonctif est parfaitement justifié, l'action subordonnée étant antérieure à l'action principale.
DDiFOS Question : Quelqu'un aurait-il suivi la formation et/ou obtenu le DDiFOS (Diplôme de Didactique du Français sur Objectifs Spécifiques) ? Cette formation est proposée par la CCIP - Chambre de commerce et d'industrie de Paris - mais les informations à ce sujet sur leur site sont très sommaires.
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7. Sobre o X SLA - X Seminário de Línguística Aplicada - organizado pela Universidade Federal da Bahia de 09 a 12 de dezembro de 2008.
Inscrições de trabalhos até 30 de setembro de 2008 via internet.
A APFCE deseja a todos uma boa semana.

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