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domingo, 24 de outubro de 2010

NOVAS/NOUVELLES - APFCE OUTUBRO. 2. 2010

NOVAS/NOUVELLES - APFCE OUTUBRO. 2. 2010




Caros colegas e parceiros da APFCE,



Seguem outros informes da APFCE do mês de outubro de 2010. Agradecemos aos colegas que se prontificam a repassá-los aos demais e lembramos que para fazer parte da nossa lista de emails, basta solicitar pelo endereço (apfce.contato@gmail.com) ou acessar nosso BLOG (http://www.apfce.blogspot.com ), criado desde 2008 para melhorar a comunicação na APFCE e divulgar as ações do FLE, sobretudo no nosso Estado .



Nosso objetivo é mesmo alcançar todos os colegas e instituições, divulgar suas atividades e na medida do possível continuar nossas visitas institucionais a fim de estabelecer uma relação mais estreita com nossos colaboradores e sócios.



Deixamos aqui nossa homenagem a todos os professores pelo mês que lhes é dedicado. Ser educador nos nossos tempos é uma luta constante, é desafio e superação e também muita generosidade.



Parabéns aos mestres!



Estamos programando as visitas as instituições parceiras para o mês de novembro. Na ocasião teremos um momento com os professores e a oportunidade de lhes falar do nosso reconhecimento pelo papel que desempenham na construção de um mundo menos injusto, mais humano.



Bo@ semana!

Bureau APFCE

(2010-2012)



INFORMES:



1. Informativo SCAC DE SALVADOR – ANTENA DE RECIFE(em PDF- ver anexos);

2. EDITAL Para o concurso de tradutor público juramentado (em PDF- ver anexos);

3. VIII Seminário da Francofonia: poéticas da alteridade(em PDF- ver anexos);

4. FICHA PARA RECADASTRAMENTO - APFCE (ver anexos);

5. Convite para o I Encontro Nacional de Presidentes das APFs do Brasil;

6. Homenagem da UNESCO aos professores!

7. Boletins APFESP.





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Bulletin do SCAC Salvador – Antena de Recife

Caros colegas, Caros amigos,

Em anexo o número 32 do Bulletin do SCAC Salvador – Antena de Recife com as últimas notícias da cooperação entre a França, Bahia, Sergipe e Alagoas.

E tem mais no blog no link: http://scacsalvador.blogspot.com/

Aguardamos a visita de todos, aceitamos sugestões. Críticas e comentários são bem-vindos!

Boa leitura!

Agradecemos antecipadamente a divulgação do Bulletin do Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França em Salvador – Antena de Recife.



Caso não deseje receber nosso informativo envie um e-mail para scacsalvador@gmail.com colocando no campo assunto “Não receber”

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VIII Seminário da Francofonia: poéticas da alteridade

Assunto: VIII Seminário da Francofonia: poéticas da alteridade

Para: apfeba.presidente@yahoo.com.br, scacsalvador@gmail.com, asschein@hotmail.com, scheino@uefs.br

PREZADOS COLEGAS, DIVULGUEM

MERCI BEAUCOUP!!!!

Soane Nascimento

Presidente da APFEBA

apfeba.presidente@yahoo.com.br



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Convite para o I Encontro Nacional de Presidentes das APFs do Brasil



Caríssimas presidentes das APFs do Paraná, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul





Antes de mais nada gostaria de agradecer o apoio de todas no sentido de participar efetivamente do I Encontro Nacional de Presidentes das APFs do Brasil.

Como vcs sabem, dentro da programação do I Encontro Nacional de Presidentes, contamos com o apoio de colegas presidentes de quatro APFs que apresentarão a sua Associação do ponto de vista organizacional, administrativo, jurídico, didático-pedagógico, cultural, publicitário (divulgação do FLE) e humano.

Contaremos com a apresentação das colegas das APFs do Rio Grande do Sul, do Paraná, do Ceará e do Rio de Janeiro. Suas apresentações serão enriquecidas com a participação do(a)s demais presidentes. O resultado servirá, sem dúvida, para reflexões acerca do fazer associativo no Brasil, contribuindo com a força das associações e, consequentemente, dando visibilidade ao francês em todo o território brasileiro.

Se pensamos que é importante apresentar a Associação em todas as suas dimensões é porque consideramos que a experiência de algumas associações possam contribuir para um novo fazer associativo em que haja o intercâmbio de experiências. Acreditamos que devemos realizar um trabalho concreto e participativo que possa unir as diferentes APFs e as APFs à Federação, justificando um fazer federativo que apoie as ações de todos os estados e integrem-nas, em prol de um fortalecimento associativo e, consequentemente, federativo.

Uma apresentação objetiva vai facilitar as discussões e promover um trabalho comum a todos, mas dentro do respeito às especificidades regionais e locais. Para tal, sugerimos (mas aceitamos sugestões e complementações às nossas propostas):

1- breve presentação da APF enquanto espaço géo-físico, administrativo, jurídico (estatutos), escalrecendo a sua situação atual;

2- apresentação de seu organograma (membros do bureau), explicitando a função de seus membros, do quadro associativo (membros), do perfil dos associados e do bureau,

3- das suas diferentes ações publicitárias, formativas didático-pedagógicas, administrativas, ... e dos seus projetos;

4- relato de experiências as mais relevantes;

5- ...



Cada apresentação contará com um rapporteur e, no final, traçaremos perfis

1- das APFs,

2- dos presidentes e demais membros do bureau das APFs.



Analisaremos questões ligadas aos Estatutos e às situações das APFs que estão neste momento desativadas, procuraremos soluções para as mesmas, dentro da legalidade, visando fortalecer, mais uma vez, a vida associativa e federativa do Brasil.

Acreditamos que este Encontro será o primeiro de muitos outros e que sairemos fortalecidos do mesmo, traçando ações conjuntas a nível regional, local e nacional.

Lembramos que teremos uma Assembléia Geral Ordinária no final do Encontro que homologará decisões toamdas pelos membros presentes.



Contamos com vocês.

Agradecemos enquanto dizemos até a próxima mensagem.



Coridialmente,

Rosalina Chianca

Presidente da FBPf

p/ bureau João Pessoa, 24 de outubro de 2010



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Homenagens da UNESCO aos professores



Journée des enseignants : l'UNESCO rend hommage aux bâtisseurs de paix



Des écoliers haïtiens.

5 octobre 2010 – La Directrice générale de l'Organisation des Nations Unies pour l'éducation, la science et la culture (UNESCO), Irina Bokova, a rendu hommage mardi aux enseignants, "bâtisseurs de paix", à l'occasion de la Journée mondiale des enseignants, célébrée chaque année le 5 octobre depuis 1994.

« Les enseignants sont des bâtisseurs de paix, ils montrent comment vivre ensemble en valorisant les valeurs de respect, de tolérance, de compréhension mutuelle et de solidarité. C'est une mission plus nécessaire que jamais dans nos sociétés de plus en plus interconnectées et multiculturelles », a dit Mme Bokova.

Organisée sous le thème « la reconstruction commence par les enseignants », cette édition 2010 est l'occasion de rendre hommage aux enseignants du monde entier qui jouent un rôle vital dans la reconstruction sociale, économique et intellectuelle après des catastrophes naturelles, des conflits ou toutes autres situations de crise.

« Les enseignants assurent la continuité tout en apportant du réconfort. En redonnant espoir en l'avenir et en restaurant un cadre structuré et un sentiment de normalité, ils aident à atténuer les effets des conflits, des catastrophes et des déplacements de population. Soutenir les enseignants dans les situations d'après crise, c'est investir dans la paix et le développement », souligne également un message conjoint publié par l'UNESCO, le Fonds des Nations Unies pour l'enfance (UNICEF), le Programme des Nations Unies pour le développement (PNUD), l'Organisation internationale du Travail (OIT) et l'Internationale de l'Education (IE).

Pour marquer les célébrations, plusieurs manifestations et évènements sont organisés au siège de l'UNESCO, à Paris, notamment l'inauguration par Irina Bokova d'une exposition de photo sur des enseignants qui travaillent dans des conditions particulièrement difficiles, la publication sur Internet d'histoires, de photos et de vidéos envoyés par le grand public pour rendre hommage aux enseignants (envoyer à stories@unesco.org) et un table ronde présidée par le sous-Directeur général de l'UNESCO pour l'Education, Qian Tang, avec des professeurs venus d'Haïti, d'Israël, du Lesotho, du Mali, de la République démocratique populaire lao et de France pour partager leurs expériences.

Outre leurs témoignages sur le soutien à la reconstruction dans des situations de catastrophe naturelle, de VIH-Sida, de conflit et de violence, ils aborderont aussi les thèmes de la promotion de l'excellence dans l'enseignement et de l'accélération du développement de l'enseignement à distance grâce aux nouvelles technologies.

Cette Journée mondiale doit aussi permettre d'attirer l'attention sur le manque de professeurs, dont les recrutements ne suivront pas les niveaux d'inscription dans de nombreux pays en développement.

Selon les dernières projections de l'Institut de statistique de l'UNESCO (ISU), il faudra ainsi recruter 9,1 millions d'enseignants supplémentaires au cours des cinq prochaines années pour atteindre l'enseignement primaire universel d'ici à 2015, l'un des Objectifs du Millénaire pour le développement (OMD) définis en 2000 par les Etats membres de l'ONU pour améliorer le sort de l'humanité.

L'ISU prévoit que 99 pays de la planète devront recruter 5,5 millions d'enseignants d'ici à 2015, d'une part pour remplacer les 3,6 millions d'enseignants qui partiront en retraite, et d'autre part pour combler 1,9 million de postes supplémentaires indispensables pour assurer un enseignement primaire universel de qualité aux jeunes générations.

À eux seuls, les pays de l'Afrique subsaharienne devront recruter plus de 2 millions d'enseignants pour maintenir l'effectif actuel, et créer 1 million de postes en plus. Les autres régions qui manqueront de professeurs sont les pays arabes (281.000) et l'Asie du Sud et de l'Ouest (260 000). En Amérique du Nord et en Europe occidentale, les pays devront remplacer environ 1 million d'enseignants actifs aujourd'hui et créer près de 152.000 postes.

Le rapport complet de l'ISU est disponible à l'adresse suivante : http://www.uis.unesco.org/template/pdf/EducGeneral/Infosheet_No5_Teachers_FR.pdf

http://www.un.org/apps/newsFr/storyF.asp?NewsID=23242&Cr=%E9ducation&Cr1=

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