Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Novas/Nouvelles APFCE Outubro 2010 - ENEM - URGENTE

Caros Colegas, colaboradores e parceiros,

A APFCE tem a alegria de repassar o último informe da FBPF sobre a inclusão da Lingua Francesa no ENEM previsto pelo INEP para 2011. Agora vamos acompanhar todos os preparativos desde a convocação dos professores até a composição do banco de questões a serem usadas na prova (mais detalhes no oficio que segue abaixo, no final da mensagem). Nós agradecemos as centenas de assinaturas colhidas na Escola Adauto Bezerra (que conta hoje com 600 alunos que serão beneficiados diretamente por essa conquista), nas Casas de Cultura Estrangeiras e demais curso de graduação da UFC, SESC – idiomas, Centro de Linguas do IMPARH, UECE e demais colaboradores. É importante ressaltar que o manifesto foi parte dos encaminhamentos do último congresso da FBPF ocorrido em Brasilia em setembro de 2009, uma das atividades do Ano da França no Brasil, com o apoio da Embaixada da França do Brasil.

Esta conquista é imprescindível para as ações pela língua francesa que ocorrerão em 2011, para apoio a projetos de sensibilização pelo francês no ensino fundamental e médio, para a democratização ao acesso ao ensino de línguas, nossa bandeira.



Bureau APFCE
2010-2012

Também estamos repassando informes sobre as inscrições para os eventos :

1."France:littérature et cinéma", promovido pela UECE;

2.II FLAEL , organizado pela professora Eulália Leurquin da Linguistica, UFC e I colóquio sobre políticas para o ensino de FLE no nosso estado, com as professoras Eulália, Rozania e Ticiana, com apoio do SCAC e APFCE .

Bo@ Semana a todos!!!

-----------------------------------------------

EVENTO: "France:littérature et cinéma", de 18 a 21 /10 no Ch da UECE.

colegas ,

lembro à voces que a inscrição para as comunicações para o evento:"France:littérature et cinéma",terminam dia14 de outubro!!!!!!
precisamos o quanto antes do envio dos trabalhos ,que serão apreciados pela comissão.

O evento será do dia 18 à 21 de outubro de 2010,no CH. DA UECE.
as comunicações serão realizadas nos seguintes dias e horários:dia 19 de outubro de 16 as 18 hs.temos espaço para 6 comunicações neste dia.
dia 20 de outubro- de 16 as 17 hs. teremos menos espaço para comunicação(3)devido ao filme e debate"Entre les murs' .

dia 21 -as comunicações (3)serão também de 16 as 17 horas,pois teremos o filme "la main du diable" às 17.horas.

temos espaço para 12 comunicações.Aproveitem esta oportunidade para mostrar trabalhos (e receber certificado de participação!)

sobre as comunicações:

-20 minutos de duração.
-assunto:cinema e literatura francesa.
-alunos deverão enviar aval do orientador do trabalho.
-a comunicação será em portugues,porque o evento é aberto ao público em geral.
-as comunicações deverão ser enviadas para meu e-mail(sou a coordenadora do evento e estou na comissão de avaliação dos trabalhos junto ,à profa. Gleyda (vice-coordenadora do evento)ao prof. Luiz e profa. Adriana.
sem mais,

Ana Tavares

-----------------------------------------------

II FLAEL 2010 e I colóquio sobre políticas para o ensino de FLE no nosso estado,

Prezados, gostaria de utilizar este espaço para divulgar dois acontecimentos, se vocês me permitem

O primeiro

No dia 29 de outubro teremos na UFC um Colóquio para discutir o espaço da língua francesa no ENEM. (Melhores informações, procurar o Departamento de Letras Estrangeiras). Queremos conversar com todos sobre isso.

Nos dia 24, 25 e 26, termos,m dentro da Programação do FLAEL um GT específico para discutir Política de línguas e Didática de FLE (procurar Eulália Leurqun).

Um abraço

Eulália Leurquin


Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
Programa de Pós-graduação em Lingüística
Universidade Federal do Ceará
(55) 85-32143305 (55) 85-99774754


-------------------------------------------

MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA
DIRETORIA DE AVALIAÇAO DA EDUCAÇAO BASICA
Oficio DAEB/INEP/MEC n° 00 35 4 1 Brasilia, o 6 AGO 2010

Prezado Senhora

Rosalina Maria Sales Chianca

Presidente da Federaçâo Brasileira de Professores de Francês

Assunto: lnclusëo de Linguas Francesa no ENEM


Prezada Senhora,

A inclusâo de uma nova lingua no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) requer varias medidas que demandam tempo e planejamento, 0 que impede a inclusâo de uma nova lingua ainda neste ano de 2010.

o processo de inclusâo de uma nova lingua ou de uma nova ârea do conhecimento a ser avaliada exige a constituiçâo de um banco de itens. 0 Banco Nacional de Itens - BNI do INEP é um acervo de questôes de provas associadas a uma série de informaçôes que permitem a montagem de testes capazes de estimar corn maior precisâo a proficiência dos estudantes. Conjuntamente a idéia de um banco de itens, insere-se a necessidade de um Banco de Colaboradores. Desde 0 final do ano passado, 0 INEP iniciou-se uma politica de convocaçâo, por meio de Chamada Pûblica, de professores de todo 0 pais para contribuírem corn 0 processo de elaboraçâo, revisâo e correçâo de itens para os exames do INEP. Essa politica, consolidada corn a primeira Chamada Pûblica realizada no inicio deste ano, possibilita que 0 INEP assuma diretamente a responsabilidade pela formulaçâo dos seus instrumentos de avaliaçâo e objetiva aumentar a participaçâo da comunidade acadêmica de todo 0 Brasil nos processos de avaliaçâo educacional desenvolvidos neste Instituto. Após a Chamada Pùblica, os professores com melhor pontuaçâo sâo convocados para capacitaçôes e eventos de elaboraçâo de itens. Os itens produzidos por esses professores sâo validados pela equipe técnicopedag6gica do INEP e passam por validaçôes empiricas. Somente ap6s a verificaçâo da qualidade pedag6gica e estatistica, 0 item passa a constituir 0 BNI e toma-se adequado para compor uma prova de avaliaçâo nacional.

Assim, considerando todos esses procedimentos prévios a constituiçâo de uma prova e 0 fato do INEP ainda nâo dispor de um banco de itens para avaliaçâo do francês, nâo sera possivel inserir neste ano a avaliaçâo da lingua francesa. No entanto, informamos que providências estâo sendo tomadas para que na próxima Chamada Pûblica referente aos exames do Ensino Médio, professores de lingua francesa sejam convocados, a fim de darmos inicio a constituiçâo de um banco de itens para avaliaçâo do francês.

Atenciosamente,

Camila Akemi Karino
Coordenadora-geral instrumentos e medidas
Femanda uz~ Monteiro
Diretora de Avaliaçao Ct Educaçâo Básica - Substituta

Um comentário: